Bruno_Umberto_Calixto_igreja_matriz2.jpg

IGREJA DA MATRIZ

A Igreja Matriz de São Roque foi construída no século XVII pelo povoado de Pedro Vaz. Em 1836 passou por uma ampla reforma em sua estrutura, cujas, as paredes estavam ameaçadas. Em 1837 o novo prédio foi concluído, sendo que a mão de obra foi inteiramente gratuita, pois o material empregado à construção eram as taipas socadas por trabalho escravizado.

Sidnei_igreja da matix (1).jpeg

Em 1872 foi feita a reforma geral da pintura e do relógio da torre. No ano de 1937, iniciou-se uma nova construção da Matriz o que não impediu de ser transformada em uma das mais belas igrejas de São Paulo, graças ao seu interior magistralmente pintado e decorado pelo talento dos irmãos Gentili. As paredes, bem como os vitrais, retratam a vida e morte do Padroeiro, São Roque.

O compartimento que acolhe a imagem do Padroeiro representa ao fundo a vida peregrina de São Roque. A igreja tem ainda no presbitério dois magníficos murais, ao lado do Evangelho tem o profeta Elias no deserto sendo confortado pelo Anjo que lhe traz alimento, símbolo da eucaristia. Ao lado da epistola, São Roque no cárcere recebendo forças espirituais através da Sagrada Comunhão. Completam o presbitério Anjos representando a oração e o sacrifício da Divina Eucaristia e do Espírito Santo.

O teto do templo possui ainda o arco do presbitério, a bela cena da anunciação e traz a glória de São Roque, os símbolos das virtudes teologais: fé, esperança, e caridade. As paredes do corpo da igreja trazem os quatro evangelistas, a explicação do Padre Nosso por símbolos originais e de alta expressão, como também os sete sacramento. As imagens que adornam a Igreja são todas de procedência estrangeiras e de grande valor. A sua festa celebra-se a 16 de Agosto.

Você que não é católico, venha saudar o Orixá que é conhecido como Omolú no Candomblé e como Obaluaê na Umbanda. Omolú/Obaluaiê foi sincretizado com São Roque, que é um santo da Igreja Católica, protetor contra a peste e doenças, padroeiro dos inválidos e cirurgiões e protetor dos cachorros.

A sua popularidade, devido à intercessão contra a peste, é grande sendo protetor de múltiplas comunidades em todo o mundo católico e padroeiro de diversas profissões ligadas à medicina, ao tratamento de animais e dos seus produtos e aos cães.

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/4

INFORMAÇÕES

Endereço
Praça da Matriz, s/n
Centro - São Roque

Funcionamento
Segunda das 13h as 17h
Terça das 9h as 12h e das 13h as 17h
Quarta das 9h as 12h e das 13h as 17h
Quinta das 9h as 12h e das 13h as 17h
Sexta das 9h as 12h e das 13h as 17h
Sábado das 9h as 12h
Domingo fechada

Contato
(11) 4712-2377